Deyrolle – O gabinete de curiosidades mais fascinante de Paris!

19/08/2016.Letícia.0 Likes.0 Comments
Home/Temas parisieníssimos/Descubra/Deyrolle – O gabinete de curiosidades mais fascinante de Paris!

Salvador Dalí que o diga! Pois é explorando as ruas do bairro de Saint-Germain-des-Près, que encontramos ainda viva – ou taxidermizada – uma loja diferente das outras, que tanto fascinava os artistas surrealistas em Paris: a incrível Maison Deyrolle.

Fundada em 1831 por Jean-Baptiste Deyrolle e seu filho Achille, ambos apaixonados por Entomologia – estudo dos insetos, dedicaram-se inicialmente à venda de insetos e materiais para colecionadores de História Natural, desenvolvendo ao mesmo tempo a atividade de Taxidermia – a arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo (definição Wikipedia).

Já por volta de 1866, muitas instituições de Entomologia são criadas em toda a Europa, devido ao interesse crescente de amadores em observar e colecionar insetos trazidos de várias partes do mundo, que enriqueciam os acervos dos museus, à medida que as viagens internacionais se popularizavam na época. Foi a partir daí que Émile Deyrolle – neto do fundador – decide investir na Taxidermia e também na publicação de obras especializadas em fauna e flora.

Algumas décadas depois, já com muitas publicações traduzidas e distribuídas em escolas e centros de pesquisa de mais de 120 países, a Deyrolle se tornava referência mundial na produção de material pedagógico em torno das ciências naturais.

E ainda é! Apesar do local carregar a fama de ser o último “gabinete de curiosidades” (da expressão francesa “cabinet de curiosités”) aberto ao público, e sempre ter atraído um público de artistas, pintores, cineastas, colecionadores e decoradores do mundo todo, a principal missão da Deyrolle se mantém em contribuir para a educação, destacando o foco pedagógico em todas as suas atividades atuais.

Mas melhor do que ficar aqui escrevendo, te convido a conferir abaixo as fotos da loja, instalada na Rue du Bac desde 1888. Com certeza já dá pra ter uma prévia do quanto este lugar é incrivel e merece uma visita!

Quando pisamos no primeiro (e extraordinário) andar da Deyrolle, a curiosidade em desvendar a natureza é acentuada ao seu nível máximo!

Nem preciso mencionar que o local é o paraíso para estudantes e profissionais de Biologia que vêm à Paris. Para os geólogos, eles também têm uma seção sobre mineralogia e no dia em que a visitei, havia uma exposição com amostras de meteoritos. Uma pena que não pude tirar fotos!

São tantas espécies exóticas expostas (algumas, gigantes!), que mesmo uma passada rápida te fará aprender bastante.

Afinal, nunca se sabe se um unicórnio alado pode cruzar o seu caminho por lá…

Ou ainda, sua chegada pode coincidir com a hora da entrega e você presenciar uma cena dessas em pleno bairro de Saint-Germain-des-Près!

Louis Albert de Broglie, atual proprietário desde 2001,  faz questão de enfatizar que nenhum animal da loja foi morto para ser naturalizado e que todos eles possuem total rastreabilidade, sendo os de espécie não-doméstica, provenientes de zoológicos, circos e outras criações, e mortos por doença ou velhice.

As espécies protegidas comercializadas pela Deyrolle, também respeitam as normas da Convenção de Washington ou CITES – Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.

Não era à tôa que surrealistas como Salvador Dalí, André Breton e Man Ray, eram clientes assíduos e passavam horas ali em busca de inspiração.

+Info útil:

Maison Deyrolle
46 rue du Bac – 75007 Paris
Metrô: Rue du Bac (linha 12) ou Saint Germain des Près (linha 4)
Aberta de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h (fechado entre 13-14h às segundas)

Site: http://www.deyrolle.com/- Fonte das fotos oficiais do local

Add comment

© 2016 Parisieníssima - Todos os direitos reservados.