Onde comer um crepe de verdade (ou mais de um) em Paris?

10/05/2016.Letícia.0 Likes.0 Comments
Home/Temas parisieníssimos/Experimente/Onde comer um crepe de verdade (ou mais de um) em Paris?

E para você que acha que gosta de crepes (assim como eu achava) tendo a referência de receita que estamos acostumados no Brasil – pára tudo!

Tenho certeza que você não se esquecerá do seu primeiro crepe aqui na França, e não me refiro aos crepes que você encontra nos trailers na rua ao lado dos pontos turísticos em Paris (e que você também deve provar!).

Estou falando do verdadeiro crepe, servido nas tradicionais creperias francesas que seguem a receita original há séculos à risca.

E de onde vem o crepe então?

O crepe é uma receita tradicional da Bretanha, região que fica na costa oeste da França e assim como a Escócia, a Irlanda, a Ilha de Man, o País de Gales e a Cornualha, é considerada uma nação de origem celta.

A receita original usa o trigo sarraceno (trigo preto) para os sabores salgados – chamados de galette de sarrasin em francês – e o trigo tradicional branco para os recheios doces – chamados de froment. São esses os nomes que voce encontrará nos cardápios por aqui, aliás (fica a dica!).

Tudo começou no século 12, com a descoberta do trigo sarraceno durante as primeiras explorações francesas na Ásia, e que começou logo depois a ser cultivado na Bretanha devido ao clima propício – úmido, com suas constantes chuvas. Mas foi somente no início do século 16 que a galette de blé noir ou crepe de trigo preto se tornou uma especialidade da região. Interessante saber que o sarraceno é uma semente – apesar de sua semelhança com grãos de cereais –  e não contém gluten, diferente da farinha de trigo tradicional.

Geralmente os crepes são servidos acompanhados de cidra (para a alegria dos franceses!), uma bebida espumante feita de maçã, bastante consumida na Europa em geral. Como curiosidade, a cidra é reconhecida como uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo, é provável que tenha surgido por volta de 1.300 a.C. no Egito.

Mas agora vamos ao que interessa!

Escolhi 4 creperias que conheço aqui em Paris para indicar, com propostas diferentes, onde tenho certeza que não irão se decepcionar!

Em todas elas você terá muitas opções de recheios salgado e doce, sendo as mais populares a base de queijos, presuntos/embutidos e batata – geralmente acompanhados de salada – e como sobremesa, os recheios com nutella ou chocolate feitos nas próprias creperias.

Os menus ou fórmulas que incluem um crepe salgado (galette de sarrasin) + um crepe doce (froment) variam entre 14 e 20 euros, dependendo dos recheios escolhidos.

Estou aqui publicando o post e já com vontade de comer crepes de novo! Leves e crocantíssimos, caem sempre bem, independente do tamanho da fome.

Ir à uma creperia é uma opção para quem não que gastar muito com restaurante na viagem, mas ainda assim quer provar algo da culinária francesa em um ambiente típico e bem frequentado pelos locais parisienses.

Bom apetite!

  • Crêperie Brocéliande – Fica em Montmartre e isso já diz tudo sobre seu clima acolhedor!
    15, Rue des Trois Freres, 75018 Paris
    Metrô: Abbesses (linha 12) ou Anvers (linha 2)
    Aberta das 12h às 16h + 18h às 22h – aos finais de semana, das 12h às 15h + 19h às 22h30 – de quarta à sexta-feira, e das 19h às 22h30 – às terças-feiras.

  • Crêperie Chez Yannick – Decoração típica da Bretanha assim como a Brocéliande, em uma rua de pedestres adorável no distrito 16!
    33, rue de l’Annonciation, 75016 Paris
    Metrô: La Muette (linha 9) ou Passy (linha 6)
    Aberta das 10h30 às 23h – de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 23h – aos sábados e das 9h30 às 16h – aos domingos.

  • Crêperie Framboise – Colada na Champs-Elysées, para quem curte um ambiente mais moderno!
    7 rue de Ponthieu, 75008 Paris
    Metrô: Franklin D. Roosevelt (linhas 1 e 9) ou Champs-Élysées – Clemenceau (1 e 13)
    Aberta das 12h às 14h30 + 19h às 22h – todos os dias.

  • Le Chalet du 8ème – A mais aconchegante de todas, principalmente para um dia mais friozinho!
    8, rue du Commandant Rivière, 75008 Paris
    Metrô: Saint-Philippe-du-Roule (linha 9) ou Miromesnil (linhas 9 e 13)
    Aberta das 12h às 14h30 + 19h às 22h30 – de segunda à sexta-feira e das 19h às 22h30 aos sábados.

Add comment

© 2016 Parisieníssima - Todos os direitos reservados.