Onde provar o verdadeiro fondue e a original raclette em Paris?

28/05/2016.Letícia.0 Likes.0 Comments
Home/Temas parisieníssimos/Experimente/Onde provar o verdadeiro fondue e a original raclette em Paris?

E é só começar o outono no Brasil – pelo menos no Sudeste e no Sul – que as pessoas já começam a falar sobre queijo, vinho e o tal do fondue (com aquela nossa pronúncia charmosa). 

Seja em restaurantes ou em casa com os amigos, o fondue é sempre uma boa desculpa para aproveitar o nosso friozinho em boa companhia.

Outro prato de inverno conhecido, mas menos popular para os brasileiros é a raclette. Um queijo que leva o mesmo nome e geralmente é servido em aparelhos específicos, nos quais cada pessoa derrete sua fatia de queijo individualmente na hora de comer, despejando-a depois diretamente no seu prato, acompanhado de frios, embutidos e batatas cozidas.

E se você vem à Paris (ou a outro lugar da França) – faça frio ou calor – você TEM QUE experimentar pelo menos um deles!

Acredite: não tem nada a ver com o que você já pode ter provado no Brasil. Primeiro porque é praticamente impossível encontrarmos os mesmos queijos das receitas originais e segundo, o tipo e a qualidade do vinho também interferem no sabor.

Mas esses pratos não vêm da Suíça, oras?

Vejo por aqui que o queijo raclette é assumidamente suíço, mas muito se discute entre Suíça e França sobre a origem do fondue, que pode datar do século 17 (entre 1651 – registros franceses e 1699 registros suíços). Na verdade, esses pratos têm origem nas regiões das montanhas e dos alpes, que ficam bem na fronteira entre os dois países, chamadas de Jura e Savoie. E apesar da lenda de terem sido inventados pela população mais pobre (que misturava os restos de queijo para se alimentar no inverno), eles só se tornaram populares nos anos 50, pois o preço desses queijos não eram acessíveis.

Agora falando do que interessa, aqui em Paris você pode encontrar bastante opções de restaurantes de especialidades Savoyardes (da região Savoie) no Quartier Latin, principalmente nas super movimentadas e turísticas – rue de la Huchette e rue Mouffetard.

Masss, como eu acho que a sua experiência merece ser melhor ainda, gostaria de recomendar aqui dois restaurantes – um no Marais e outro no Bastille – onde tenho certeza que você não irá se arrepender!

Já se tornaram nossos queridinhos inclusive, para levar a família e os amigos quando recebemos visitantes especiais. São eles:

Pain, Vin, Fromages

Certamente sua opção mais aconchegante para um dia frio ou para uma experiência ainda mais original e completa! Sua sala principal no sub-solo toda em pedra e remetendo à uma antiga adega de vinhos, cria todo um clima mais autêntico e intimista.

Servem diversas opções de fondue e raclette, desde a tradicional até misturas indianas com curry para os de gosto mais exótico.

Para provar a receita original de fondue – feita com os 3 queijos: emmental, beaufort e comté – recomendo a opção no cardápio: Fondue savoyarde* – atualmente a 15.50 euros por pessoa.

Quem preferir ainda assim o fondue de carne, há também a opção: Fondue bourguignonne* – atualmente a 17.50 euros por pessoa, servido acompanhado de salada e molhos diversos.

Para provar a raclette tradicional, escolha: Raclette jambon de bayonne* – atualmente a 17.50 euros por pessoa, acompanhada de batatas cozidas e presunto de bayonne.

*Estes pratos e preços são para o mínimo de 2 pessoas para preparação.

Le Chalet Savoyard

Também aconchegante e com decoração de chalé, oferece um clima diferente da primeira opção. Por ser mais espaçoso e claro, traz uma proposta que pode ser mais agradável em dias mais quentes, além de ter capacidade para um maior número de clientes.

Mas o que eu mais gosto nesta segunda opção é o fato da raclette ser servida à la ancienne ou à moda antiga. E o vídeo que postamos no Instagram há alguns dias te mostra como é:

Ela! A verdadeira raclette! 😋 #lechaletsavoyard #raclette #fromage #queijo #paris #engordando

A video posted by Parisieníssima (@parisienissima) on

Aqui a receita de Fondue Savoyarde* é feita com 4 queijos: Comté, Emmental de Savoie, Beaufort e Abondance – atualmente a 17 euros por pessoa.

Sugiro provar a tradicional Raclette au lait cru* – atualmente a 23 euros por pessoa, acompanhada de batatas cozidas (à vontade) e frios/embutidos como presunto e salame. Ah! Vale ressaltar que o queijo também é à vontade e fica na sua mesa até quando você puder aguentar.

*Estes pratos e preços são para o mínimo de 2 pessoas para preparação.

Oferecem variações de raclette com diferentes queijos, misturas de temperos e ervas, assim como para o fondue, que chegam a misturar até cogumelos em algumas receitas.

Eu sugiro optarem pelas receitas tradicionais – acompanhadas de um bom vinho branco – para uma primeira vez e fica o alerta: as porções para duas pessoas são bem servidas!

Outra dica – caso estejam acima de 3 pessoas – é pedir um fondue (individual) e uma raclette, assim todos provam um pouco de cada.

No demais – Boa degustação! E caso ainda sobre espaço para a sobremesa, também vale a pena…

  • Pain, Vin, Fromages
    3 Rue Geoffroy l’Angevin, 75004 Paris
    Metrô: Rambuteau (linha 11) ou Hôtel de Ville (linhas 1 e 11)
    Aberto todos os dias, das 19h às 0h
    Site: http://painvinfromages.com/
    Recomendo ligar ou enviar um e-mail para garantir reserva de mesa: +33 1 42 74 07 52 ou painvinfromage@neuf.fr – Eles atendem em inglês e espanhol também.

  • Le Chalet Savoyard
    58 Rue de Charonne, 75011 Paris
    Metrô: Ledru-Rollin (linha 8) ou Charonne (linha 9)
    Aberto todos os dias das 12h às 14h30 e das 19h às 23h (até 0h às sextas e sábados)
    Site: http://www.chalet-savoyard.fr/

Add comment

© 2016 Parisieníssima - Todos os direitos reservados.