Procurando um curso de férias em Paris? Confira nossas dicas e venha estudar na cidade-luz em 2017!

29/12/2016.Letícia.2 Likes.0 Comments
Home/Temas parisieníssimos/Experimente/À la française/Procurando um curso de férias em Paris? Confira nossas dicas e venha estudar na cidade-luz em 2017!

Planejando sua vinda à Paris? Já pensou em conciliar as suas férias com aquele curso – de francês, arte, moda, gastronomia ou fotografia – que você sempre quis fazer?

E se eu te contar que você pode realizar este curso em instituições francesas renomadas, como a Universidade Sorbonne, a Escola do Louvre, ou ainda, o famoso Le Cordon Bleu? (para os masterchefs de plantão…)

Conheça agora alguns cursos de curta-duração oferecidos em Paris durante as férias de verão (julho-agosto), ou em formato de ateliê, durante o ano todo.

Francês e Cultura Francesa

Universidade Paris-Sorbonne

Dentro de seu programa “Universidade de Verão”, a Sorbonne oferece um curso de francês aos estrangeiros que desejam aprender o idioma e em 2017, haverão turmas disponíveis para os níveis A1 (iniciante), B2 e C1.
Há ainda a opção de incluir as atividades culturais noturnas organizadas pela universidade, por 100 euros adicionais, que vão desde concertos, teatro, degustação de vinhos e queijos, à visitas-guiadas.

Curso: Francês como língua estrangeira
Duração: 2 semanas (40h) – de 27/06 a 08/07/2017
Horário das aulas: 8h30 às 12h30
Investimento: 800 euros
Maiores informações (em Inglês): http://universite.ete.sorbonne-universites.fr/en/french-language-courses.html

E para os que desejam ir além e mergulhar dentro da cultura e história da França, a universidade conta com uma programação de cursos multidisciplinares de férias, abordando diversos assuntos dentro deste conceito.
A maioria deles é ministrado em francês, mas um dos ciclos – Discover France (Descubra a França) – será realizado em inglês em 2017.

Curso: Discover France (Descubra a França)
Temas abordados: A Revolução Francesa; Oscar Wilde e a França; A França no cinema americano; Escritores americanos em Paris entre as duas guerras mundiais; Vendendo cultura como um produto ao consumidor e etc.
Duração: 2 semanas – de 04/07 a 15/07/2017
Horário das aulas: 9h30 às 12h30
Investimento: 400 euros (opção: 1 semana) e 800 euros (opção: 2 semanas)
Maiores informações (em Inglês): http://universite.ete.sorbonne-universites.fr/en/multi-disciplinary-courses/cycle-5-discover-france.html

Quem quiser saber mais sobre os outros ciclos de cursos oferecidos em francês – Acesse:
http://universite.ete.sorbonne-universites.fr/en/multi-disciplinary-courses.html

Os temas dos ciclos são variados dentro desta abordagem sobre a cultura da França.
Alguns deles são: “As fontes da cultura européia: a Antiguidade grego-romana”; “A gastronomia francesa: uma arte para comer?”; “As mulheres francesas”; “Paris, fábrica de uma capital: 5.000 anos de historia”; “Os clássicos da literatura francesa” e etc.

História da Arte

École du Louvre

A École ou Escola do Louvre oferece todos os anos durante o verão algumas séries em História da Arte, abordando as mais diversas temáticas. Elas têm duração de 1 semana e também incluem visitas-guiadas no Museu do Louvre ou em outros museus e locais de Paris, que sejam relacionados ao assunto principal.

Infelizmente, os cursos são disponibilizados somente em francês e o programa de 2017 ainda segue em construção. Mas valem muito à pena para quem é francófono e se interessa por arte!

Dêem uma olhada no programa de 2016 como exemplo e fiquem atentos no site deles para a agenda de 2017:
http://www.ecoledulouvre.fr/sites/default/files/pdf/ssdossier3/coursEte.pdf

Curso: Séries em História da Arte – Programa de 2017 ainda em desenvolvimento
Duração: 1 semana de curso (5 dias) com visitas guiadas – no Museu do Louvre ou em outros locais de Paris – já inclusas no programa.
Horário das aulas: 9h30 às 13h ou 19h às 20h30
Investimento: 100 a 205 euros por série
Maiores informações (em Inglês): http://www.ecoledulouvre.fr/en/courses/summer-courses

Moda

ECSCP – École de la Chambre Syndicale de la Couture Parisienne (Escola da Câmara Sindical da Costura Parisiense)

E para os amantes de moda, o nome dessa escola já deve ser familiar.
Se não, a Escola da Câmara Sindical da Costura Parisiense foi fundade em 1927, pela Câmara Sindical da Alta-Costura e atualmente ela é gerida e financiada pelas direções de Recursos Humanos das marcas: Balenciaga, Carven, Céline, Chanel, Chloé, Dior, Givenchy, Jean Paul Gaultier, Hermès, Kenzo, Lanvin, Louis Vuitton, Maison Martin Margiela, Nina Ricci, Sonia Rykiel e Saint Laurent.

Você pode imaginar que o processo de admissão deles para os cursos de graduação em Estilismo de 4 anos não deve ser moleza, não é mesmo?

Então, para você que quer ter um gostinho de como é estudar na ECSCP e conviver por 2 semanas com alguns de seus professores de currículos estrelados, há duas opções de cursos de férias disponíveis: Desenho de Moda e Moulage – Técnica de Modelagem no manequim ou tridimensional.

Eu fiz o curso de Desenho de Moda em 2015 e adorei! Foi bem interessante conhecer a rotina da escola e principalmente entender como funciona o processo criativo dos professores e alunos.
Encontrei outras duas brasileiras que estavam fazendo o curso de Moulage e que também estavam satisfeitíssimas, dizendo que a escola era realmente referência neste assunto especificamente.

Os cursos são ministrados em Francês principalmente, mas os professores também falam Inglês para orientar os alunos estrangeiros num trato mais individual.

Curso: Desenho de Moda ou Moulage (Modelagem tridimensional)
Duração: 2 semanas (60h) – de 03/07 a 13/07/2017
Horário das aulas: 10h às 17h
Investimento: 1.590 euros / curso
Maiores informações (em Inglês): https://www.ecole-couture-parisienne.com/en/the-trainings/summer-school/

ESMOD – École supérieure des arts et techniques de la mode (Escola superior em artes e técnicas de moda)

Outra queridinha do mundo da moda aqui em Paris é a ESMOD.
Fundada em 1841 por Alexis Lavigne, é conhecida como a escola de moda mais antiga do mundo.

Para quem por exemplo, se interessa tanto pelo curso de Desenho de Moda, quanto pelo de Moulage (modelagem tridimensional), a escola oferece uma ótima opção de programa de férias combinando as duas formações.

Há ainda uma segunda opção de programa, que combina Desenho de Moda com Negócios de Moda, para quem prefere se aprofundar neste segundo tema.

Curso: Desenho de Moda + Moulage (Modelagem tridimensional) ou Desenho de Moda + Negócios de Moda
Duração: 4 semanas (120h) – de 04/07 a 29/07/2017
Horário das aulas: 10h às 17h
Investimento: 2.500 euros
Maiores informações (em Inglês): http://www.esmod.com/en/content/summer-course-fashion-design

Istituto Marangoni

A escola italiana de Milão que é referência no mundo da moda e do design, é bastante procurada pelo público estrangeiro que vem estudar aqui em Paris.

Tanto, que um de seus cursos de férias – Fashion Image & Styling – também é oferecido em português, por isso não poderia deixar de citá-lo aqui!

Para quem deseja atuar como personal stylist ou desenvolver aquele olhar crítico para a composição de looks – combinações de cores, estampas e acessórios, entender o que cai melhor para cada tipo de corpo/estatura e etc.

Curso: Fashion Image & Styling
Duração: 3 semanas – datas de julho de 2017 ainda não disponíveis
Investimento: 4.100 euros – somente o curso ou 5.500 euros – incluindo acomodação
Maiores informações (em Inglês): http://www.istitutomarangoni.com/en/fashion-courses/short-courses/introductory-programme/fashion-image-and-styling

Gastronomia

Le Cordon Bleu

Fundada em 1895 em Paris e possuindo hoje filiais em diversos países, a Le Cordon Bleu é conhecida como uma das melhores escolas de culinária do mundo.

Diferente dos exemplos acima em que citava cursos de férias durante a temporada de verão, a escola disponibiliza cursos em formato de ateliê – em Francês e Inglês – o ano todo!

Os temas são os mais variados, como por exemplo: “Cozinhando seu proprio pão”; “Os segredos dos macarons”; “Escola de confeitaria”; “A arte de fazer molhos e sucos”; “Workshop de foie gras” e etc.
E a duração deles também varia de 3 horas a 4 dias, assim como o investimento que fica entre 115 e 990 euros.

Para quem quiser dar uma olhada no catálogo de cursos de 2017 – este é o link (em Inglês):
https://www.cordonbleu.edu/paris/pastry-cuisine-wine-workshops-in-paris/en

Fotografia

Paris College of Art

Fundada em 1921 em Paris, a Paris College of Art é uma universidade americana, renomada por seus cursos em arte e design. Até o ano de 2010, fazia parte do mesmo grupo que a Parsons School of Design de Nova York, mas atualmente atua de maneira independente.

Oferecem cursos de férias com temáticas em arte, moda, design de interiores e o que mais me chamou a atenção: em fotografia, pelos temas serem bem abrangentens e originais. Ideal para quem busca um olhar diferente em uma formação internacional, mesmo que de curta duração.

Os temas para 2017 incluem: “Introdução à Fotografia pelas lentes de Paris”; “Fotografia de editorial de moda”; “Paris Fashion Week: Fotografia de moda na rua”; “De criar uma imagem até curar uma exposição” e etc.
Os cursos – em Francês e Inglês – têm duração de 2 semanas em períodos variados (entre 12/06 e 21/07) e o investimento é de 1.275 euros para todos os programas.

Quem se interessou e quer saber maiores detalhes sobre eles – acesse a página da Paris College of Art:
https://www.paris.edu/product-category/photography-summer-courses/

Gostou das dicas e se animou para vir estudar em Paris?

Deixe-nos um comentário! 😉

Add comment

© 2016 Parisieníssima - Todos os direitos reservados.