Quer ver de perto um dos mais importantes acervos da História da Moda?

22/04/2016.Letícia.0 Likes.0 Comments
Home/Temas parisieníssimos/Encante-se/Quer ver de perto um dos mais importantes acervos da História da Moda?

Fomos conferir a Exposição “Fashion Forward – 3 Séculos de Moda (1715-2016)”, que estreou aqui no dia 07 de abril no Museu das Artes Decorativas e te confirmo: está imperdível!

O Museu das Artes Decorativas (Musée des Arts Décoratifs) – colado no Louvre, mas pouco explorado por turistas brasileiros – possui hoje mais de 150.000 peças em sua coleção de Moda, entre tecidos, vestidos, ternos, itens de alta-costura, acessórios, chapéus e sapatos. O que não é nenhuma novidade para quem já estudou História da Moda e deve ter se deparado com diversas fotos desta coleção em livros sobre o tema.

A questão é que ela fica guardada a sete-chaves do público – devido à fragilidade das peças – tendo somente algumas peças selecionadas, para cerca de duas exposições temáticas por ano, no máximo!

Então imagine ter a oportunidade de ver mais de 300 dessas peças, organizadas em uma cronologia inédita que vai desde o final do século 17 até os dias de hoje, destacando os principais marcos não só da História da Moda em si, mas de toda a evolução do comportamento e atitude dos padrões da sociedade de cada época.

Veja o teaser divulgado dias antes da estréia da exposição, que comemora os 30 anos do acervo de Moda do museu:

Essa é realmente uma chance única de ver reunidas, peças de Paul Poiret, Elsa Schiaparelli, Cristobal Balenciaga, Charles-Frederick Worth, Jeanne Lanvin, Madeleine Vionnet, Gabrielle Chanel, Christian Dior, Yves Saint Laurent e muuuitos outros estilistas.

E como imagens dizem mais que mil palavras – Vejam só! (clique nas fotos para mais informações)

Se você se interessa pelo assunto e vem à Paris até o dia 14 de agosto – A parada é obrigatória!

E mesmo para você que não se interessa tanto por História da Moda, o Museu das Artes Decorativas como o próprio nome já diz, tem muitas outras coleções renomadas e permanentes sobre toda a evolução da decoração de interiores, partindo da Idade Média, passando pelos séculos 17 a 20 (incluindo Art-nouveau e Art-Deco, que merecem um post especial) e fechando com a arte e o design contemporâneos.

Ah! E não deixe de visitar a loja-livraria do museu, a 107RIVOLI, onde você pode passar um bom tempo do passeio sem nem perceber. Oferece além de livros, vários artigos de decoração, papelaria e presentes autênticos que podem substituir facilmente aqueles souvenirs mais tradicionais, aliás!

+Info útil:

  • Exposição “Fashion Forward – 3 Séculos de Moda (1715-2016)”
    Período: de 07 de abril a 14 de agosto de 2016
    Entrada: 11,00 euros
    – Tarifa reduzida: 8,50 euros para jovens entre 18 e 25 anos e Entrada gratuita: para menores de 18 anos, deficientes fisicos e seus acompanhantes.

    Les Arts Décoratifs (Museu das Artes Decorativas)
    107 rue de Rivoli – 75001 Paris
    Metrô: Palais-Royal (linhas 1 e 7), Pyramides (linhas 7 e 14) ou Tuileries (linha 1)
    Aberto das 11h às 18h – de terça a domingo, funcionando até às 21h todas as quintas-feiras.

Add comment

© 2016 Parisieníssima - Todos os direitos reservados.