Tudo o que você queria saber sobre as Catacumbas de Paris

28/10/2016.Letícia.0 Likes.0 Comments
Home/Temas parisieníssimos/Descubra/Tudo o que você queria saber sobre as Catacumbas de Paris

Você que está planejando sua viagem à França, provavelmente já se pegou pensando: “Afinal, vale à pena visitar as Catacumbas de Paris?”

Como esta é uma dúvida que sempre escuto por aqui – tanto de turistas, quanto de franceses, fui conferir o passeio e te conto agora tudo o que você precisa realmente saber antes de visitar o local (ou pensar em visitar o local), que estava na minha lista de “must-do’s” há um tempão.

A origem das catacumbas

Primeiro é preciso entender que Paris é em boa parte de sua extensão: oca.
Com tantas pedreiras de exploração de calcário (principalmente) – atividade praticada através de séculos desde a ocupação romada – para a construção de prédios na cidade, Paris possui cerca de 300km de galerias subterrâneas, ocupando até 3 níveis diferentes do solo, tendo em média 20 metros de profundidade em relação ao nível do solo natural.

Agora imaginem que na metade do século 18 a maioria dos cemitérios da cidade pertencia às igrejas e que o maior deles – “Saints-Innocents” (Santos Inocentes) – abrigava corpos de parisienses desde o século 5, tendo passado por guerras, epidemias e períodos de extrema miséria para a população.
Os corpos foram aumentando de tal forma, que em 1780 suas covas coletivas tinham mais de 10 metros de profundidade e já atingiam 2 metros de altura acima do nível do solo.

Após muitas denúncias de condições de insalubridade e o risco de epidemias se elevando, o cemitério “Saints-Innocents” (localizado na atual região de “Les Halles”) é finalmente fechado em 1780.

E em 1785, o Conselho de Estado francês anuncia a decisão de construir novos cemitérios nos arredores da cidade e iniciar a ocupação de uma parte das pedreiras, transferindo os restos mortais dos cemitérios existentes, inspirados pelas necrópoles subterrâneas de Roma.
Vale destacar que havia também um interesse econômico em tal medida, já que o plano era reorganizar o local do antigo maior cemitério para ampliar o mercado ao ar livre, que precisava de espaço.

Daí surgiram as Catacumbas de Paris, que foram ocupadas em duas fases principais: de 1785 a 1814 e de 1842 a 1860 – e hoje guardam ossos de cerca de 6 milhões de pessoas.

Passeio macabro ou somente para excêntricos?

De forma alguma.
Para quem se interessa pela história da cidade ou por História em geral, os túneis subterrâneos e seus memoriais te levarão para uma viagem no tempo e uma reflexão sobre a Revolução Francesa (ou as 3 chamadas grandes revoluções – 1789, 1830 e 1848) e o contexto histórico que a precedeu e a sucedeu.

Me digam se não é interessante andar em meio à ossadas seculares de personagens fundamentais da História da França, inclusive as daqueles guilhotinados no Período do Terror como Robespierre?

Ou no mínimo curioso observar como foram feitas as montagens dos ossos, algumas até como se fossem verdadeiras instalações artísticas (ver fotos abaixo!).

Sinistro ou não, fato é que as Catacumbas de Paris atraem mais de 300 mil visitantes por ano. Dá uma olhada por quê!

Algumas informações importantes antes da sua visita:

– As filas tem espera de 1h30 em média. Durante as férias de verão, pode chegar a 3 horas.
– O percurso todo é de 2km em sentido único, não tem como desistir e voltar na metade.
– Faz muito frio lá dentro! Seja qual for a estação, a temperatura constante é de 14°C.
– Há 130 degraus de escada na descida e 83 degraus na subida.
Não há banheiros disponíveis ao público.
– Há corredores estreitos, úmidos, com pouca luz e piso irregular. Use um sapato com um solado que te ajude a não escorregar.
O passeio não é recomendado à gestantes, pessoas que sofrem de claustrofobia ou tem insuficiência cardíaca/respiratória, crianças e pessoas sensíveis à temática do local, para as quais o passeio pode se tornar uma experiência perturbadora.
– Duração média da visita: 45 minutos.

No demais, gostei bastante do passeio e indico a todos aqueles que apreciam temas mais sombrios, sinistros, simbolistas ou são mesmo fãs da História da França e suas curiosidades.

E você, ficou com vontade de visitar as catacumbas?

+Info útil:

Les Catacombes de Paris (As Catacumbas de Paris)
1 Avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy – 75014 Paris
Metrô: Denfert-Rochereau (linhas 4 e 6 + RER B)
Entrada: 12 euros (27 euros para o ingresso fura-fila)
Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 20h30
Site: http://www.catacombes.paris.fr/

Add comment

© 2016 Parisieníssima - Todos os direitos reservados.